ISBN 978 85 69924 56 2
Formato: 13 x 21 cm
Número de páginas: 80
Ano: 2019
Projeto gráfico: Thiago Lacaz
A Doença e o tempo: Aids, uma história de todos nós
R$55,50
Em seu mais novo livro, o premiado ensaísta e filósofo Eduardo Jardim (Prêmio Jabuti 2016 Livro do Ano não Ficção) apresenta um ensaio que abarca o tema da aids através do tempo e as reverberações culturais, sociais e políticas que dela decorreram.
Partindo do pressuposto de que toda experiência, para ter seu acabamento, precisa ser narrada, o autor investiga a viagem do vírus hiv desde seu surgimento, na África – há quase cem anos –, até sua chegada ao Brasil, acompanhando suas repercussões em todo o mundo a partir do momento em que a aids virou uma epidemia planetária e alterou de forma incontornável as relações e os comportamentos sociais.
Como Eduardo observa, “muito cedo, escritores, cineastas e artistas se interessaram pela aids, tomando-a como tema ou como inspiração.” Assim, em um diálogo com obras e autores que trataram do tema e de seus contextos, como Joseph Conrad, Octavio Paz e Susan Sontag, o livro analisa em três capítulos, de forma lúcida e sensível, como a aids alterou a nossa perspectiva sobre o tempo e sobre a própria experiência humana.
Com uma abordagem ensaística e, em certos momentos, até mesmo pessoal, o livro nos convida a uma profunda reflexão e análise sobre um tema até hoje ainda muito atrelado a preconceitos e sentimentos tais como angústia e medo, porém:
“O drama da aids não se confina em nenhum gueto. Ele não é condicionado por nenhuma geografia. As perguntas que a aids suscita dizem respeito a todos os homens e referem-se precisamente a nossa mortalidade. Ao perseguir uma resposta para elas vislumbra-se a possibilidade de se reconsiderar o valor da vida.”
“A literatura tem o poder de resgatar o significado dos acontecimentos e, assim, fazer do mundo nossa morada, até mesmo quando ele parece estar fora do eixo. Hoje a situação é muito diferente da que vivemos nos anos 1980. De certa forma, a aids foi desdramatizada, passou a ser uma doença crônica. Uma pesquisa recente reproduz o comentário repetido por muitos jovens: “A aids já não me assusta mais.” Ao mesmo tempo, dados oficiais revelam que o número de casos de contágio pelo vírus HIV tem aumentado de forma significativa, sobretudo entre os rapazes.
As perguntas que fizemos no início da epidemia ainda fazem sentido para as novas gerações? Vivemos em um tempo carente de questionamentos? Ou teremos que experimentar outras formulações para dar conta desse novo contexto?”
Peso | 0,204 kg |
---|---|
Dimensões | 21 × 14 × 0,9 cm |
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.